quinta-feira, 30 de setembro de 2010

PONTO DE AGARRE DA BRAÇADA

O agarre é o momento da braçada onde começa a fase propulsiva. Um dos maiores erros da natação (cotovelo caído) acontece quando se realiza o agarre logo após a entrada da mão na água. Deve-se dar o tempo do deslize por mais ou menos 40 a 50 cm com as mão indo para frente e para baixo.
Até o cotovelo ficar na posição elevada, os nadadores não devem tentar aplicar força. A posição de cotovelo elevado, consiste na mão estar abaixo da posição do cotovelo no momento do agarre.
Sabemos que o cotovelo elevado permite que as mãos e os braços desloquem água para trás com maior eficiência. Caso o nadador não consiga elevar o cotovelo ele não ppderá deslocar a água com eficácia para trás, e sim estará deslocando água para baixo, o que pode criar um movimento de subir e descer do corpo, aumentando significativamente o arrasto.
Nos nados de borboleta e peito, como o nadador não consegue realizar o rolamento para elevar o cotovelo, a alternativa é elevar as mãos para fora e para baixo para poder melhor posicionar o cotovelo com relação a mão.
Nadadores mais lentos, normalmente trabalham com o cotovelo caído. Existem duas correntes para explicar essa posição: a primeira diz que esses nadadores não tem uma boa aplicação de força na água (o que é pouco provável) e a segunda que é a mais aceitável, diz que essa posição de cotovelo é por não esperar a entrada da mão na água ser bem concluído. Já os nadadores mais velozes normalmente tem paciência de esperar o agarre terminar para começar a fase propulsiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário